Tema do fórum agudo: como se encontrar, parecer atraente e sentir -se confortável ao mesmo tempo? Lidamos com o psicoterapeuta da família Tatyana Potemkina. Suas recomendações são adequadas para meninas e meninos.
Ao longo de nossas vidas, a maioria de nós de tempos em tempos nos faz a pergunta: “Quem sou eu?”” Qual é o meu caminho?”Mas talvez a mais aguda essas perguntas nos excitem em nossa juventude. A partir da adolescência, estamos constantemente construindo nossa identidade pessoal e social. Mas é em nossa juventude que nos deparamos com a necessidade de finalmente se separar da família dos pais, escolher uma profissão, criar um sistema de valores (no entanto, esse processo continua por mais tempo), aceitar sua feminilidade/masculinidade … o O jovem se depara com a tarefa de resumir tudo o que ele sabe sobre si mesmo sobre os diferentes lados do seu “eu”, para compreendê -lo e integrar suas idéias na imagem do futuro desejado. Se o jovem lidar com essa tarefa – identificação psicossocial – então ele terá a sensação de quem ele é, onde está e onde vai. Para a aprovação bem -sucedida desse período, confiança, independência, habilidade que a criança e então o adolescente adquire em sua família parental, é importante.
Mas não importa como o adolescente está preparado para a transição para um estado adulto, muitas vezes esse período é acompanhado por ansiedade, desconfiança e auto -dupla. Os meninos e meninas têm dúvidas frequentes sobre sua atratividade física, masculinidade ou feminilidade, mente, qualidades de liderança. Por um lado, essas dúvidas podem causar experiências negativas – tristeza, irritação e até vergonha e culpa, mas, por outro lado, incentivam os jovens a ver seu “eu”, aprender, experimentar seu próprio caminho, com habilidades, com relações.
Graças a essas pesquisas, os jovens encontram novos modelos de comportamento e comunicação, além do que recebem em sua família dos pais. Talvez muito mais eficaz.
Obviamente, a humanidade passou por crises juvenis da identificação de milênios, confiando nas tradições, na história do gênero, em suas próprias forças, sobre os valores da sociedade. Mas em nossa vida, cada um de nós é pioneiro. Cada pessoa abre a porta de sua casa e está prestes a ser uma grande vida. E, naturalmente, todos ao mesmo tempo experimentam emoção e ansiedade. Existem muitas perguntas. Como esse grande mundo vai me aceitar, porque minha experiência, limitada pela estrutura da família e da escola, ainda é insuficiente.
Neste momento, a atitude dos pais em relação ao crescimento, das regras e da instalação da família dos pais, bem como da apresentação dos
pais sobre o papel de uma mulher e do homem na sociedade, têm uma grande influência na autoconfiança de meninas. Muitas vezes, quando os jovens dos pais caíram difíceis, o ponto de vir, eles não estavam em crises, toda a sua força teve como objetivo a sobrevivência. Às vezes é difícil para as crianças obter apoio e compreensão deles, e então a crise é adiada. Acontece também que uma garota ou um jovem desempenham o papel de um estabilizador no sistema familiar – ou seja, seus problemas (problemas psicológicos ou de saúde) mantêm os pais unidos. Então a crise juvenil também é elaborada e o jovem não pode se separar da família dos pais por um longo tempo, para se tornar psicologicamente maduro e independente. Nesse caso, você deve entrar em contato com um psicólogo da família.
Como sobreviver (com consequências negativas mínimas) para meninas de crise de auto -identificação?
- Converse com seus parentes, especialmente com sua mãe, com uma avó, com irmãs mais velhas ou com outras mulheres amigáveis e próximas sobre como elas passaram um período semelhante que elas se preocuparam. Essa conversa ajuda a entender que nossos problemas merecem atenção e o fato de serem resolvidos.
- Sem pressa. O feto não amadurece antes do prazo. Para aceitar seus novos papéis, incluindo uma mulher madura, leva tempo.
- Experimente sua aparência – tente mudar a imagem – roupas, maquiagem, penteados e, ao mesmo tempo, ouça sensações internas, sem esquecer o efeito externo.
- Trabalhe em um aumento em sua auto -confiança – afinal, essa confiança vem com o tempo – com os negócios e novas habilidades úteis.
- Preste atenção aos aspectos da vida e habilidades em que você se sente competente. Você pode até deixar uma lista de suas conquistas e vantagens – isso ajudará você a se sentir auto -confiança.
- Marque seus até os menores sucessos e os sentimentos que esses eventos causam. Você pode até obter um diário especial para isso.
- Mais frequentemente se comunica com aqueles que são amigáveis com você e compartilham seus valores – isso também ajuda a manter a auto -confiança.
Claro, não apenas meninas, mas também os meninos podem usar este algoritmo. Boa sorte para você! E lembre -se de que todo novo dia nos dá a oportunidade de mudar algo em nossa vida.